Araguaiana
Araguaiana, primeiro município criado no leste mato-grossense, desmembrado diretamente de Cuiabá com território diminuído, do grande município de Araguaia em 8 de junho de 1913. O município era o quarto do Estado em extensão territorial - 216.429 km² - menor apenas que Cuiabá, Vila Bela da Santíssima Trindade e Diamantino.
A Lei nº 698, de 12 de junho de 1915, alterou a denominação de Araguaia para Registro do Araguaia, instituindo a Comarca. Registro do Araguaia cedeu considerável parte do seu território para a criação do município de Santa Rita do Araguaia, com o passar dos anos foi perdendo a importância antiga, enquanto que o sul se desenvolvia rapidamente.
A Lei nº 161, de 21 de abril de 1932, alterou a denominação de Registro do Araguaia para Araguaiana. Com o surgimento de outros municípios, Araguaian a deu se uma estagnada, uma parada no desenvolvimento, perdendo assim o prestigío, mas jamais a essência de uma cidade acolhedora. Dentre os Municípios criados, citamos Barra do Garças , o desenvolvimento foi chegando e Barra do Garças crescendo e tornando o suporte da humilde Araguaiana. Com a Lei nº 121, de 15 de junho de 1948, extinguiu o município de Araguaiana, qual passou a simples condição de distrito de Barra do Garças.
Através da Lei nº 5.006, de 13 de maio de 1986, resgatou o antigo município de Araguaiana, porém com território diminuído. Esta lei não traz no texto o termo "restauração", porém, na verdade, tratou-se da restauração política de um município e a correção de um erro histórico.