Belém

Capital do Pará e situado na região Norte do país, Belém que foi fundada em 1616, possui uma extensão territorial de 1.059,458 km². Segundo estimativa do IBGE de 2019, a população do município é de 1.492.795 habitantes, sendo o décimo segundo mais populoso do país e o segundo da Região Norte. Quem nasce em Belém é chamado de belenense.

História e o crescimento de Belém

A cidade de Belém foi fundada em 12 de janeiro de 1616, pelo Capitão-mor português Francisco Caldeira Castelo Branco, que era responsável pela Coroa por conquistar, ocupar, explorar e proteger a foz do Rio Amazonas contra os holandeses e ingleses.

Ao ser fundada, a cidade tinha como nome "Feliz Lusitânia", mudando posteriormente para Santa Maria do Grão-Pará. Nesse período colonial, a economia da pequena cidade dependia da coleta das drogas do Sertão, da agricultura de subsistência, pecuária e pesca.No século XVIII, a cidade começou a avançar pela mata, ganhando mais distância do litoral. Belém não era mais apenas um ponto de defesa, e sim um ponto de penetração do interior e de conquista do Amazonas.Entre os anos de 1890 e 1920, a cidade viveu o período de maior destaque na economia brasileira. Com a Era da Borracha, Belém - que tinha bastante árvores que tinham látex - naquela época foi considerada a cidade brasileira mais desenvolvida e uma das mais ricas do mundo, já que o município e sua ocupação cresceu com a produção, e contava com tecnologias que cidades do sul e sudeste do Brasil não possuíam. Nesse período, chegaram vários imigrantes europeus que acarretou no grande crescimento populacional na capital.Entre as décadas de 1960 e 1970, a cidade de Belém passou por um intenso processo de verticalização e crescimento de seu perímetro urbano, como também impulsionou a ocupação de municípios vizinhos por parte da população de baixa renda. Tal crescimento foi impulsionado pelo processo de industrialização que ocorreu no país, que previa desenvolver a região da Amazônia integrando-a para o restante do Brasil.Nesse processo, Belém recebeu muita infraestrutura (como rodovias, hidrovias) e muitas indústrias que atraíram mais migrantes para o município e para as cidades vizinhas, possibilitando um maior desenvolvimento econômico.

Economia de Belém

A economia de Belém é bastante diversificada. Suas atividades se baseiam nas atividades de comércio, prestação de serviços, turismo e atividade industrial - com destaque para indústrias alimentícias, navais, metalúrgicas, químicas, entre outras.A cidade de Belém é bastante dinâmica e integrada ao país. A cidade conta com os portos mais próximos da Europa e dos Estados Unidos, que movimentam muitas mercadorias exportadas, além de ferrovias e hidrovias que passam pela capital.

ENCONTRE SEU HOTEL AQUÍ!