Tocantíns

 Tocantins é o mais jovem estado do Brasil. Criado em 1988, tem Palmas como a sua capital. Apresenta na atualidade uma população de aproximadamente 1,5 milhão de habitantes e uma economia em ascensão. Os destaque ficam por conta da agricultura, comércio, serviços e indústria. Hoje o Tocantins é um dos maiores produtores de arroz e abacaxi do Brasil.

Por possuir um território amplo, detém uma grande variedade de biodiversidade, com presença do Cerrado e Amazônia, além das faixas de transição. Seu clima é o tropical e sua hidrografia alimenta a Bacia do Tocantins-Araguaia.

Dados gerais de Tocantins

  • Região: Região Norte.
  • Capital: Palmas.
  • Governo: Mauro Carlesse (2019 – 2022).
  • Área territorial: 277.466,763 km² (IBGE, 2019).
  • População: 1.590.248 milhão de habitantes (IBGE, 2020).
  • Densidade demográfica: 5,73 hab./km² (IBGE, 2020).
  • Fuso: Brasília (-3:00).
  • Clima: predomínio do clima tropical.

Leia também: Classificação dos climas no Brasil – quais são e características

História de Tocantins

A criação do estado do Tocantins ocorreu a partir do artigo 13º do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição, em 5 de outubro de 1988. Na ocasião o estado foi criado por meio da divisão de Goiásna porção norte.

As primeiras eleições foram realizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, em 1988, junto com as eleições municipais goianas. Na ocasião definiu-se que seriam eleitos governador, senadores, deputados federias e estaduais, e a cidade de Miracema (TO) foi escolhida como capital do Tocantins, por ser uma cidade localizada na região central do estado. Atualmente, Palmas (TO) é a capital do estado e também é a capital mais jovem do Brasil.

No dia 1º de janeiro de 1989, foi instalado o estado do Tocantins e empossados o governador, José Wilson Siqueira Campos; seu vice, Darci Martins Coelho; os senadores Moisés Abrão Neto, Carlos Patrocínio e Antônio Luiz Maya; 8 deputados federais e 24 deputados estaduais.